Vantagens do Ensino Híbrido

Atualizado: há 6 dias

Educadores avaliam como reabrir escolas com segurança e eficácia após a pandemia da COVID 19. Muitos líderes escolares internacionais se voltaram para o modelo híbrido, onde os professores oferecem uma combinação de cursos presenciais e online, mas como você escolhe a tecnologia certa para uma sala de aula híbrida e onde você começa com a abordagem?



Vantagens de um modelo híbrido de ensino e aprendizagem

O modelo híbrido de ensino e aprendizagem combina aprendizagem online e presencial em uma experiência coesa. Embora o modelo já exista há muitos anos, o interesse tem aumentado nos últimos meses porque dá aos professores a flexibilidade de projetar seus cursos de forma a reduzir o risco de exposição à COVID-19 e dá aos alunos a responsabilidade sobre seu aprendizado. Outra vantagem do modelo é que ele pode ser o "melhor dos dois mundos", proporcionando aos alunos e professores as interações pessoais e sociais de que precisam ao mesmo tempo que aproveita os benefícios da tecnologia.

Por onde começar com aulas híbridas

Os cursos híbridos bem-sucedidos integram totalmente a instrução online e presencial, planejando interações de maneira pedagogicamente valiosa. Construa em torno do que você deseja que os alunos aprendam:

Construa o seu curso começando com os objetivos de aprendizagem do seu plano de estudos. Então, conforme você está construindo seu curso, selecione e alinhe o método de entrega, a tecnologia e as tarefas que melhor ajudarão os alunos a aprender os objetivos e o conteúdo.

Considere três coisas durante este processo:


O que precisa ser feito pessoalmente e online?

O que precisa ser em tempo real versus dar flexibilidade aos alunos?

O que precisa ser facilitado pelo instrutor versus facilitado pelos recursos de aprendizagem?


1. Integre as experiências

A combinação de aulas presenciais e online não precisa ser separada. Você pode incorporá-los de forma que eles apoiem um ao outro. Por exemplo, atribua atividades de aprendizagem on-line desafiadoras e envolventes e, em seguida, discuta-as pessoalmente e com perguntas convidativas. Se você está incentivando a discussão online, consulte essas discussões em classe para confirmar seu valor.

2. Escolha a tecnologia certa para você

A tecnologia também oferece benefícios que podem melhorar o aprendizado, como feedback imediato e monitoramento do progresso. Em vez de começar comprando tecnologia educacional, comece entendendo os problemas que você enfrenta. Em seguida, avalie se a tecnologia educacional pode ajudar a resolver esses problemas.

A SMART PEN é uma forma de pensar para aproveitar ao máximo as interações dos alunos usando a tecnologia. Aumento, modificação e redefinição têm o potencial de agregar valor, enquanto a substituição direta é a opção menos eficaz.

3. Planeje interações eficazes

Depois de identificar os objetivos de aprendizagem, pense sobre as interações que você usará para facilitar a aprendizagem e qual modo usará. O aprendizado híbrido permite muita flexibilidade na forma como os alunos interagem entre si, com você e com os materiais de aprendizagem. As interações podem ser categorizadas em três tipos: Instrutor-Aluno, Aluno-Aluno e Aluno-Conteúdo.

4. Crie uma abordagem centrada no aluno para a aprendizagem

Em um modelo híbrido, incentive os alunos mais velhos a assumir o controle de seu aprendizado. Comece permitindo que os alunos escolham como eles se envolvem com os materiais. Os modelos híbridos permitem que os alunos escolham quando, como e com o que interagir. Embora haja aspectos em tempo real de um curso híbrido (presencial ou online), grande parte da aprendizagem ocorre no próprio tempo dos alunos.

Os alunos podem escolher com flexibilidade quando estudar e aprender com base em seus próprios horários e obrigações.

A flexibilidade na forma de estudar também é importante. Ser capaz de alternar perfeitamente o aprendizado entre um computador, um tablet e um dispositivo móvel torna o aprendizado mais acessível.

Dependendo do material, os alunos podem escolher o que fazer. Se o conteúdo puder ser modular e autônomo, ofereça alguma escolha sobre quais objetivos de aprendizagem assumir primeiro. Além disso, deixe os alunos decidirem quando desejam praticar um conteúdo familiar ou iniciar algum novo aprendizado. Às vezes, o conteúdo deve ser sequenciado de uma maneira particular, mas se houver espaço para isso, ofereça a seus alunos alguma escolha.

Os alunos precisarão de um tipo diferente de ajuda para ter sucesso em uma abordagem centrada no aluno. Sua própria independência deve ser incentivada e eles precisarão de apoio para assumir a responsabilidade por seu trabalho.

Durante a aula, dê instruções claras, tarefas gerenciáveis ​​e suporte para que os alunos aprendam fora da sala de aula. Comunicar como o design da classe funciona e suas expectativas, como a participação online, é a chave para o sucesso do aluno.

Certifique-se de que eles possam usar as ferramentas, fazendo uma sessão de “integração” de tecnologia sobre como usar a tecnologia e onde obter ajuda.

Mais importante, incentive-os a monitorar e refletir sobre seu aprendizado e, em seguida, agir de acordo com seu novo entendimento.

Leia o artigo completo baseado em evidências sobre salas de aula híbridas

O conselho neste artigo foi retirado deste artigo sobre salas de aula híbridas que cobre por onde começar, um modelo para integração de tecnologia, como planejar interações híbridas com os alunos, o que é uma abordagem centrada no aluno e como apoiá-la, conselhos para avaliações online , bem como um exemplo de uma implementação híbrida.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

I Contatos

WhatsApp: (11) 95630-5181

E-mail: lousadigital01@gmail.com

Site Oficial: www.lousadigital.net

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

I Links úteis

WhatsApp: (11) 95630-5181

E-mail: lousadigital01@gmail.com

Site Oficial: www.lousadigital.net

Todos os direitos reservados por lousadigital.net 2002 - 2021